Hoje, 20 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Medicamento Genérico, instituído há 20 anos pela Lei 9.787/ 1999. Desde então, o segmento já gerou uma economia de R$ 132 bilhões no bolso do consumidor, de acordo com a Pró-Genéricos. Também foi o que registrou maior expansão em venda de unidades no primeiro trimestre deste ano, com crescimento de 9,28% frente a igual período de 2018, segundo a IQVIA.
Dados da consultoria apontam que foram comercializadas 356,7 milhões de medicamentos genéricos no país, contra 326,4 milhões nos três primeiros meses de 2018. O crescimento foi quatro pontos percentuais acima do verificado pelo mercado farmacêutico total, que fechou o período com alta de 5,28%. Já de acordo com a Abradilan, que representa o segmento de distribuição, os genéricos foram os principais responsáveis pelo crescimento de 8% na venda de medicamentos ao varejo no primeiro trimestre. A categoria representou 43,% dos negócios no período.
No foco da indústria
Os genéricos, inclusive, vêm ocupando o posto de motor de crescimento da indústria farmacêutica no país nos últimos anos e já representam 33,7% do mercado de medicamentos no país. Atualmente, 120 laboratórios produzem essa classe de medicamentos. O mercado brasileiro tem 3.700 registros de genéricos, que cobrem mais de 95% das doenças conhecidas. Confira algumas novidades anunciadas por alguns dos principais fabricantes.
A Sandoz, divisão da Novartis, tem previsão de lançar 42 SKUs, sendo 38 deles genéricos para os próximos dois anos. A EMS lançará 11 remédios da categoria em 2019, inclusive itens inéditos. Entre os novos medicamentos estão contraceptivos, anti-hipertensivos e anti-inflamatórios, que deverão atingir mais de 24 milhões de pacientes por ano.
Já o Grupo Cimed, inspirado em práticas internacionais, aposta nesse segmento como plataforma de marketing para impulsionar sua presença no grande varejo. O laboratório passa a oferecer uma linha própria de genéricos exclusivas para as maiores redes de farmácias e drogarias do país, com descontos limitados a 30% e posicionamento em locais estratégicos na loja, mais próximos das versões similares e de marca. Hoje, 26 SKUs já estão disponíveis, incluindo princípios ativos como Loratadina, Omeprazol e Paracetamol.
Fonte: Panorama Farmacêutico