O conselho de administração da Brasil Pharma, proprietária das redes Big Ben, Sant’ana e Farmais aprovou na última quinta-feira, 6 de junho, o pedido de falência do grupo. Com dívidas de mais de R$ 1 bilhão, a companhia estava em recuperação judicial desde janeiro de 2018, conforme pedido ajuizado na 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. O plano de recuperação foi homologado em novembro do ano passado e um dos pontos principais era a venda da Farmais, que foi suspensa por meio de liminar solicitada pela distribuidora de medicamentos
Entre os motivos do pedido de falência, a empresa citou o baixo valor arrecadado nos leilões de mercadoria e ativos, além da rápida deterioração do valor de mercado dos pontos comerciais e da suspensão do leilão da Farmais.
“A companhia viu-se em um cenário no qual não foi possível obter novos recursos para assegurar o cumprimento das obrigações previstas no plano de recuperação judicial, tampouco vislumbrar perspectivas de continuidade operacional da companhia”, diz o comunicado.
A administração da Brasil Pharma identificou que a rede está “impossibilitada até mesmo de manter o pagamento de honorários advocatícios e de acessar seus sistemas de informática e de controle contábil, o que lhe impossibilita gerenciar suas operações e realizar o pagamento integral da folha salarial”. Após o anúncio de falência, as ações da companhia apresentaram queda de 55%.
São Bento em recuperação desde 2015
Por conta de uma dívida que passa dos R$ 73 milhões, a Drogaria São Bento encontra-se em recuperação judicial desde 2015. Ao todo, a rede mantém aproximadamente 500 funcionários em 45 lojas presentes nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Fonte: Panorama Farmacêutico