Funcional cresce 40% em transações com o mercado farmacêutico

Funcional cresce 40% em transações com o mercado farmacêutico
Vice-presidente da Funcional, Paulo Magalhães

A Funcional Health Tech, empresa de tecnologia especializada no mercado farmacêutico e em gestão de saúde, encerra 2019 com o melhor resultado desde o início das operações, em 1999. O número de transações efetuadas com o canal farma aumentou 40% na comparação com o ano passado, ultrapassando os R$ 10 bilhões e superando a média histórica de crescimento de 26% ao ano.

“Olhando especificamente para o setor farmacêutico, ganhamos contas importantes como Abbott, Roche e Bayer, e nos consolidamos como o principal integrador comercial para o mercado privado no canal institucional, com mais 70% do negócio no mercado farma. Foi um ano desafiador, mas com muitas conquistas”, ressalta Paulo Magalhães, vice-presidente da Funcional Health Tech.

Inovação

Segundo o executivo, um dos principais movimentos de 2019 foi o investimento de mais de R$ 2 milhões no novo Funcional no Balcão, plataforma de relacionamento que conecta a indústria farmacêutica aos profissionais de farmácia e aos PDVs independentes.

Funcional cresce 40% em transações com o mercado farmacêutico
Imagem conceitual da plataforma Funcional no Balcão

“O projeto é um misto de rede social, marketplace e hub de serviços e conteúdo. Lançamos um piloto no fim de 2018, e as farmácias cujos profissionais de balcão aderiram ao projeto ampliaram o atendimento a pacientes de programas da indústria em um volume 61% superior ao dos estabelecimentos que não tiveram profissionais cadastrados”, afirma Magalhães, reforçando a preocupação com a experiência do paciente na farmácia. “Criamos uma estrutura para repensar a experiência de compra. Estamos trabalhando em parceria com as redes e acredito que teremos boas novidades em 2020”, acrescenta.

A empresa já contabiliza mais de 30 mil balconistas no programa, em mais de 5 mil lojas. “Esperamos terminar 2020 com mais de 10 mil farmácias cadastradas e ativas e 80 mil profissionais. Também queremos criar um ecossistema para que as farmácias de pequeno porte tenham acesso a ofertas e serviços hoje disponíveis somente nas concorrentes maiores, já visitados pela indústria farmacêutica”, resume o executivo.

A Funcional também mirou outras frentes com o objetivo de reforçar sua estratégia digital. Uma delas é a Bcare, que, em apenas dois anos, se tornou um player relevante no mercado de suporte a pacientes. E a outra é a Cuco Health, que auxilia os pacientes a melhorar a adesão a tratamento. Já a Funcional Health Analytics, unidade de negócios com foco em inteligência para o setor de saúde, vai receber atenção especial para desenvolvimento de negócios com o mercado farma. “Esse será um dos focos em 2020”.

Já em relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Funcional está investindo em auditoria, compliance, redefinição de processos e evolução de sistemas para atender às obrigações da lei. “Em cada sala de reunião, nas paredes, nos comunicados internos, estamos sempre lembrando nossos colaboradores de pensar nossos negócios e soluções à luz dessa mudança, tão importante quanto inevitável”, finaliza Magalhães.

Fonte: Panorama Farmacêutico