Você já tomou seu medicamento hoje?
Muitas pessoas que fazem uso de medicamentos contínuos ou temporários criam métodos para se organizar e não esquecer os horários, doses e diferentes remédios do dia. Mas ainda assim, de acordo com pesquisa de 2005 do jornal de medicina New England, 50% dos pacientes não tomam seus medicamentos de forma adequada ou sequer reabastecem suas prescrições médicas.
Foi pensando nisso que a startup etectRx criou uma pílula inteligente, capaz de rastrear se o paciente tomou seu medicamento no horário e na dose correta.
O principal produto da etectRx, o ID-Cap System, é uma cápsula de gelatina como de um medicamento qualquer, mas com um sensor wireless ingerível que é ativado quando atinge o estômago do paciente. Os pacientes usam juntamente um cordão no pescoço que nada mais é que um leitor que recebe e envia os dados para um aplicativo e também uma notificação ao médico.
Os primeiros estudos com pacientes em tratamento de doenças como HIV, tuberculose e câncer foram realizados com sucesso e por isso as “smart pills” já foram aprovadas para comercialização nos Estados Unidos.
Recentemente, pesquisadores médicos criaram uma onda de eletrônicos ingeríveis que fazem de tudo, desde acompanhar se você está tomando sua medicação a ajudar a regular seus movimentos intestinais. Mas não acaba por aí. A próxima geração das pílulas inteligentes já está em testes e vai além! São microcomputadores em pílulas conhecidos como computação molecular, onde através do DNA são programados para vigiar nossos corpos e liberar medicamentos em resposta a sinais de perigo das nossas células individuais.
Tudo muito novo e para alguns bem difícil de engolir
E você já tomou seu sensor hoje?
Fonte: O Mundo Mudou – UOL